Avaliações

Tendo em vista as necessidades postas pelo CBC, os métodos de avaliação dos professores também acabaram por sofrer algumas mudanças de foco com o passar do tempo. Mais que somente parte de uma estrutura somativa, a avaliação dos alunos deve ser entendida, neste novo contexto, como um acompanhamento da aprendizagem.

Para sintetizar essa discussão, aqui estão os slides (adaptados do material da Equipe Central PIP CBC) utilizados nos Encontros dos Professores de História SRE-Caxambu, nos dias 22 e 24 de Agosto de 2012 e que focam exatamente isto.



Sendo assim, nesta parte do blog, estão sugestões de atividades que os professores de História podem usar como diagnóstico de aprendizagem dos alunos de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental Final. Todas as atividades estão voltadas às habilidades do CBC de História. O objetivo é analisar e verificar as mais diversas competências acerca do conteúdo aqui proposto. Pelo tempo que o professor tem em aula em casa classe e pela quantidade de conteúdo não é aconselhável trabalhá-las como uma única avaliação, mas sim, como parte do trabalho diário em sala.

Sugestões para diagnóstico de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental Final:

9º Ano - Avaliação 1 - Início do ano
9º Ano - Avaliação 2 - Início do ano
9º Ano - Avaliação 1 - Fim do ano


Baseando-se nas estruturas do CBC, aqui também estão disponíveis questões retiradas do material de supletivo produzido pelo CAED/UFJF, o mesmo instituto que produz as provas do PROEB. Sendo assim, todo seu material é condizente com o trabalho proposto pelo CBC de História. Há sugestões para todos os anos do ensino fundamental. Para o Ensino Médio, foi utilizada o CBC reformulado do Reinventando o Ensino Médio. Há algumas diferenças com relação ao CBC de História antigo, então, o professor deve levar em conta essas discrepâncias.

Sugestões de avaliações diagnósticas com questões retiradas das avaliações produzidas pelo CAED/UFJF

6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO


Sugestões de avaliações diagnósticas com questões retiradas das avaliações produzidas pelo CAED/UFJF para o Ensino Médio

1º ANO - Avaliação 1
1º ANO - Avaliação 2
2º ANO - Avaliação 1
2º ANO - Avaliação 2
2º ANO - Avaliação 3
3º ANO - Avaliação 1
3º ANO - Avaliação 2


Para facilitar o trabalho e as análises do professor, então aqui disponíveis os mapas de resultados de cada avaliação. Eles foram construídos em Excel e devem ser preenchidos para que seja melhor visualizar os resultados dos alunos. Para utilizá-los, basta somente acrescentar o número "1" dentro de cada quadrado para representar uma questão certa, ou deixá-lo vazio caso o aluno tenha errado. Ao final, o professor terá em mãos todos os resultados, demonstrados através de marcações e gráficos. Vale lembrar que é preciso somente colocar o nome e marcar as questões certas, não é preciso fazer qualquer configuração.

Mapa da avaliação do 6º ano CAED/UFJF
Mapa da avaliação do 7º ano CAED/UFJF
Mapa da avaliação do 8º ano CAED/UFJF
Mapa da avaliação do 9º ano CAED/UFJF


O mapa de avaliação do Ensino Médio não contém de forma especificada as habilidades do CBC de História. Isto ocorreu porque para o Ensino Médio não há a divisão numérica por habilidade da forma como é feito no Ensino Fundamental. Para retomar as habilidades, o professor deverá recorrer ao gabarito disponível nas avaliações acima.

Mapa da avaliação do 1º ANO CAED/UFJF- Avaliação 1
Mapa da avaliação do 1º ANO CAED/UFJF- Avaliação 2
Mapa da avaliação do 2º ANO CAED/UFJF- Avaliação 1
Mapa da avaliação do 2º ANO CAED/UFJF- Avaliação 2
Mapa da avaliação do 2º ANO CAED/UFJF- Avaliação 3
Mapa da avaliação do 3º ANO CAED/UFJF- Avaliação 1
Mapa da avaliação do 3º ANO CAED/UFJF- Avaliação 2

8 comentários:

  1. GOSTEI DAS PROVAS DIAGNÓSTICAS, GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gabaritos das avaliações estão ao final de cada arquivo, nas últimas páginas. Eles contam, também, com as habilidades especificadas do CBC de História. Você pode encontrar os mesmos gabaritos nos mapas de avaliação correspondentes. Caso ainda tenha algum problema com os arquivos, me mande um email que os enviarei para você.

      Excluir
  2. Fabiana de Melo Borges14 de junho de 2013 às 11:36

    Olá colega...tava aqui dando uma olhadinha nos seus arquivos e gostei muito até tirei algumas sugestões srsrrs...Parabéns pelo empenho e dedicação.

    Grande abraço!!!

    Fabiana de Melo Borges
    Analista Pedagógico - SRE/Unaí

    ResponderExcluir
  3. Gostei mto,avaliações interessantes...
    Abraço e boa sorte!!!!
    Viviane Franca
    Professora. Teófilo Otoni

    ResponderExcluir
  4. AMEI ESTE BLOG! ACHEI TUDO QUE PROCURAVA PARA REALIZAR UM BOM TRABALHO.CONTINUE POSTANDO MATERIAIS MARAVILHOSOS E IMPRESCINDÍVEIS PARA REALIZAÇÃO QUE NÓS PROFESSORES POSSAMOS ESTÁ APRIMORANDO O NOSSO TRABALHO A CADA DIA.
    UM GRANDE ABRAÇO!

    GABRIELE SOUZA
    JAÍBA/MG

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de seu trabalho tem como me enviar por email as avaliações diagnosticas do ensino médio? Professora

    ResponderExcluir
  6. André. parabéns por compartilhar o seu trabalho. A humanidade necessita de pessoas assim como você: prestativo, dinâmico, que se preocupa com o semelhante. Agradeço por você ter me ajudado bastannnnnnnnnte!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. André. parabéns por compartilhar o seu trabalho. A humanidade necessita de pessoas assim como você: prestativo, dinâmico, que se preocupa com o semelhante. Agradeço por você ter me ajudado bastannnnnnnnnte!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir